Topo

Na Grade do MMA

Chato e eficiente, GSP mostra cada vez mais que apenas Anderson pode pará-lo

Jorge Corrêa

17/03/2013 11h47

GSP, no chão, por cima. Pontuado.

Depois de uma luta empolgante contra Carlos Condit em novembro passado, juro que tive uma esperança de o Georges St-Pierre chato e pontuador, mas absurdamente eficiente, ter sido enterrado. Mas essa esperança durou 30 segundo da luta do canadense contra Nick Diaz, no último sábado, no UFC 158.

Ele não quis dar chance ao azar para manter seu cinturão e mostrou porque é um dos mais dominantes lutadores da história do MMA. Sabendo dos perigos que corria se lutasse em pé, logo colocou Diaz para baixo e passou a trabalhar no chão.

Não machucou muito Nick, mas ficou dessa maneira por quase 20 dos 25 minutos de combate. O desafiante pouco conseguia fazer, foi dominado completamente. GSP foi um monstro no combate, porém, não foi das lutas mais empolgantes do mundo. Alguns fãs mais "hardcore" de MMA vão me criticar, mas foi a velha atuação eficiente e sonolenta do canadense.

Mas ele segue como uma lenda viva desse esporte. Nesse ponto da carreira, com oito defesas consecutivas do cinturão unificado dos meio-médios, ele tem poucos grandes rivais na categorias. Claro que ele ainda tem alguns adversários para enfrentar nesse peso – principalmente Johny Hendricks e Demian Maia – mas os desafios já não parecem tão grandes para ele.

Então como ele pode ter um final da carreira com um brilho condizente com sua posição na história do esporte? Fazendo a superluta contra Anderson Silva. Esse combate teve perto de ser anunciado no ano passado, mas esfriou após a vitória de GSP sobre Condit e com luta do brasileiro contra Chris Weidman sendo marcada para o meio deste ano.

Mais que isso, vejo Anderson Silva como o único possível rival que possa fazer frente a St-Pierre nesse momento. É o único que tem técnica ou força suficiente para dominar o canadense, para bater nele com força, para conseguir se defender as tentativas de queda dele, fazer uma luta no chão com mais movimentação.

(Não me venham com a história do tamanho de novo. Já escrevi sobre isso e relembro agora: a diferença de altura de Anderson para GSP é a mesma de Carlos Condit para o canadense.)

Não vejo essa superluta acontecendo tão em breve. Anderson tem seus combate e GSP ainda deve fazer algumas defesas de cinturão – contra Hendricks e, minha aposta, contra Demian. Mas também acho que o combate contra o Spider será o melhor encerramento de carreira possível para ele.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA